Terapia Social
Educadora Terapeuta Social: Carla Lisbôa
Minhas atividades na Travessia
- Ministro as Aulas Principais e oficinas de Aquarela, Desenho de Formas e Trabalhos Manuais;
- Atuo como auxiliar nas demais oficinas;
- No período da tarde às quartas e sextas feiras, além dos alunos da Terapia Social auxilio e acompanho os alunos do Ensino Médio;
- Acompanho os alunos nas higienizações e banheiros;
- Acompanho nos horários de lanches e almoço;
- Auxilio na limpeza e higienização do refeitório após o almoço, quando necessário (Pelo menos duas vezes por semana);
- Realizo entrevistas com pais e mães interessados na Travessia;
- Realizo o planejamento das aulas e oficinas;
- Realizo reuniões com mães e pais de alunos;
- Realizo atendimento de Cromoterapia para três alunos;
- Participação de todas as Reuniões Pedagógicas;
- Estou terminando minha segunda formação de Educação Terapeutica, para permanecer atualizada e cada vez mais preparada para a educação terapêutica dos alunos (pois, é um caminho e desenvolvimento espiritual constante);
- Me preparo espiritualmente para todas estas atividades e para às aulas e oficinas, diariamente, conforme orientações meditativas de Rudolf Steiner.
- Fui aceita como Membro da Sociedade Antroposófica, para aprofundamento.
Aula Principal
Horário: 6ª a 5ª feira – das 07h30 às 09h15.
Público Alvo
Jovens adultos a partir de 18 anos com síndromes e limitações variadas.
Características gerais do público alvo
Como características gerais, este público deverá ter habilidade básica em sua locomoção (não conseguimos atender cadeirantes, neste momento), na forma de se alimentar e higiene pessoal.
Características do trabalho com este público
A característica deste trabalho é conseguirmos criar um ambiente sadio para o desenvolvimento deste aluno e trazer uma consciência maior, proporcionando uma maior motivação (não o movimentando automático e/ou mecânico), onde teremos uma possibilidade maior de descobrir em cada um suas aptidões e dons. Dentro disto traremos como “pano de fundo” as matérias de geografia, história, matemática, português, letras, números, artes, música, ritmos, entre outros, para trabalhar as noções de espaço, distância e tempo. Trabalhar também, o sentido de grupo/coletividade, onde possuem suas responsabilidades e cooperação, reforçando sempre o sentido de ética, respeito, confiança, harmonia, sensação de liberdade (mas com responsabilidade), calma e uma maior consciência.
Este ano estão sendo trabalhados os ritmos de todas as formas; tanto musicalmente, como no uso diário (nos horários do dia, da semana, do mês, do ano, nas estações e nas datas festivas), na pintura, no desenho de formas e nos movimentos.
Programa
Aula Principal
Horário: 07h30 às 09h15
Programa
- Acolhimento / Verso
- Orientação Temporal/ Memória
- Desenho de Formas/ História / Leitura / Letras / Matemática
- Trabalho de Épocas do Ano / Festas Comemorativas
- Ritmos
- Música
- Encerramento
Objetivo
Baseado na Antroposofia e Pedagogia Curativa de Rudolf Steiner, o objetivo principal é trabalhar os sentidos de orientação no espaço, tempo e ritmo, visando o desenvolvimento e amadurecimento da memória cognitiva e dos doze sentidos (tato, olfato, audição, visão...), criando cada vez mais, maior autonomia na sua vontade e na motivação de cada aluno. Proporcionar maior consciência corporal para seu crescimento individual inserido no ambiente social, nas atividades rotineiras e oficinas artísticas, respeitando a aptidão e o ritmo individual e de cada um e do grupo.