(11) 5093-9524 | | (11) 94357-2866

NOSSAS ATIVIDADES

Teatro

Objetivos

O foco principal neste semestre é a auto-expressão de cada jovem. Com o teatro eles são colocados em exposição e precisam enfrentar as dificuldades de mostrarem não só suas capacidades mas suas fraquezas também. Para isso o trabalho irá envolver principalmente a fala. Partindo de frases simples até chegar em uma apresentação teatral em si.

Tudo isso será feito de maneira muito paulatina para proporcionar um ambiente onde cada aluno possa se sentir confiante ao se expressar.

A peça, no final deste trabalho, vai ser montada à partir dos próprios alunos que vão ditar o ritmo e aquilo que querem apresentar. Sendo a ideia inicial uma apresentação em um teatro fora da travessia.

A fala é a principal forma de expressão do ser humano, sabemos que uma palavra pode mudar o humor de outro ser humano muitas vezes de maneira assustadora. Por isso saber o que falar é saber como se portar no mundo, como viver e compreender a responsabilidade daquilo que se fala.

Prática diária

Aquecimento e/ou Relaxamento:

No começo de toda aula, há uma avaliação do que o grupo esta precisando naquele momento, muitas vezes é um relaxamento para acalmar a agitação, ou um aquecimento para despertar o corpo e o ânimo no trabalho. O relaxamento consiste em um descanso breve acompanhado de músicas leves ou um silêncio. Os aquecimentos são variados tendo sua maioria foco em jogos e brincadeiras mexendo muito o corpo.

Esta primeira etapa da aula é fundamental para trazer o ambiente adequado para todo o trabalho seguinte. Todo jovem ou adulto que precisa viver em um mundo de stress deve conhecer as ferramentas para reverter esse quadro e buscar um estado de ânimo mais agradável, mais harmônico. 

A arte da fala:

O principal exercício das aulas será em volta da fala. De maneira gradual cada aluno terá a oportunidade de ir ao “palco” sozinho e falar o que quiser ou um texto dado pelo professor. Aos poucos este exercícios irá evoluir para falas em dupla, trios e em grupo. E também com falas cada vez mais complexas. Para tudo isso existem diversos exercícios e brincadeiras para eles se soltarem e se sentirem cada vez mais confortáveis para falar e se expressar.

Atividades Teatrais Paralelas:

Dependendo da necessidade de cada dia, outros exercícios fora do fóco principal das aulas podem surgir.

Apresentação da peça:

Conforme os exercícios forem acontecendo, cenas, ideias e brincadeiras irão aparecer através dos alunos. É esse o material que será usado para a montagem de uma peça, que pode envolver até a parceria com as aulas de música para um espetáculo grande.

Parceria com as aulas de música:

A música é uma porta extremamente fácil para os jovens “soltarem a voz”, e como o fóco deste semestre será a fala uma parceria com as aulas de música será muito bem vinda.

Lucas Pchara

teatro
teatro
teatro
teatro
teatro
teatro

Agende uma visita


(11) 5093-9524
(11) 94357-2866
Rua Cap. Felisbino de Morais, 10 CEP 04638-010 - São Paulo