(11) 5093-9524 | | (11) 94357-2866

Publico alvo: alunos do Ensino Médio e Terapia Social - a Partir dos 16 anos

Aulas 1 x por semana

Objetivos gerais

• Consciência corporal: contornos do próprio corpo, articulações, possibilidades de movimentação, a importância da respiração, do alongamento e do cuidado com o corpo visando a presença e atuação no mundo que estamos inseridos.
  • Reconhecimento do espaço: sala, Associação Travessia e sua localização no bairro, na cidade, no pais e no mundo. Relação do próprio corpo com essas dimensões com ênfase no quanto somos influenciados pelos estímulos que atingem nossos sentidos e o quanto também interferimos.
  • Reconhecimento do outro e das relações humanas verbais e corporais.
  • Estudo e compreensão do Movimento como linguagem não verbal através da dança circular.
  • Oferecer ferramentas que proporcionem momentos de troca, de observação, de liberdade na expressão de sentimentos, de questionamentos e principalmente do cuidado com as relações.

Metodologia

Os objetivos do Instituto Movimentarte estão centrados no desenvolvimento e bem-estar do ser humano. Usamos a Dança e o Movimento como ferramenta e linguagem artística na busca do resgate de valores como: empatia, respeito, amor e diversidade.

Dentro dessas diretrizes mantemos um Grupo de Estudos dos professores do Instituto e profissionais que tenham empatia com nossos valores e objetivos agregando conhecimentos e vivências artísticas às nossas propostas. Partimos do que tínhamos em comum e como linguagem, a Dança, e, enveredamos pelas modalidades suas modalidades, pelos grandes Mestres que criaram metodologias especificas (Laban – dança contemporânea, Maria Fux – Dança Movimento Terapia , Feldeinkrais – método que lida com a habilidade de desenvolvermos nossa consciência perspectiva, Danças Circulares – círculo como união, gestos e movimentos como celebração, troca e acolhimento).

Estrutura da Aula

• Alongamento, aquecimento com foco nas articulações e na mobilidade destas.
  • Percepção do próprio corpo com dinâmicas e jogos corporais, massagem, desenho, e do corpo do outro.
  • Dança Circular – levaremos um tema a cada mês/estação (pretendemos entrar em sintonia com a proposta Waldorf) onde escolheremos uma música e construiremos movimentos e gestos que expressem o que sentimos e vivemos em nossos corpos e no nosso grupo.

O objetivo é de indicar um caminho, estamos abertos à sugestões, questionamentos e por que não, decisões em conjunto com os profissionais que trabalham com os alunos.

Instituto Movimentarte

danca