(11) 5093-9524 | | (11) 94357-2866

NOSSAS ATIVIDADES

Música

A Musitocoterapia é oferecida em dois formatos na Ass. Travessia: atividades com grupos e individual como atendimento terapêutico.

A Musicoterapia trata-se da utilização dos elementos musicais, através do canto, diversos instrumentos musicais, sons, gestos, movimento, sendo estas as ‘ferramentas’ para a construção de algo que acontecerá como processo criativo (pedagógico e terapêutico) a fim de propiciar o desenvolvimento individual e coletivo, oferecendo possibilidades como forma de manifestar e reconhecer as habilidades e potências do ser humano.

A música é uma ‘ferramenta’ nata do ser humano, e cientificamente, já temos a afirmação que através dessa expressão, ativamos continuamente áreas do nosso cérebro onde estão localizadas a memória, o ritmo, a linguagem (voz falada e cantada) e a melodia; temos respostas como melhoria na coordenação, atenção; maior noção e relação de tempo-espaço, assim como caminho certo na área social e afetiva. Há relações, há integração de sentimentos, há partilha de conhecimentos, há maior potencial para o auto-desenvolvimento e auto-estima.

Na Travessia, os encontros de música são oferecidos para todos os alunos, crianças, jovens e adultos. Os Encontros de Música são realizados em uma sala equipada com uma grande variedade de instrumentos, para que através destes cada individuo possa manifestar-se conforme suas características e necessidades. O conteúdo é estruturado de acordo as características evolutivas do indivído, respeitando o tempo e o processo de seu desenvolvimento, e suas necessidades anímicas. Sendo a Música um elemento considerado uma necessidade vital do ser humano. Permeia o sentir e o querer, chegando ao pensar e torna-se um verdadeiro meio terapêutico, intervindo na formação e totalidade deste ser.

Característica do trabalho neste público

Educação Infantil I – Educação Terapêutica

Toda criança traz a música dentro de si. Na primeira infância a música manifesta-se principalmente na corporalidade da criança, é algo que ela manifesta naturalmente, neste sentido, também sabemos que todo trabalho nesta fase é direcionado a formação desse corpo físico, pois toda sua estrutura está sendo construída, os seus órgãos estão sendo plasmados, e, no caminho da música também caminhamos com esse foco.

A intenção dos encontros de música é proporcionar um ambiente de estímulos sonoros. Os quais possibilitarão o contato da criança com elementos da música através de conteúdos que correspondem a cada fase do desenvolvimento humano. Considerando que, a atenção deve ser dada à educação dos sentidos.

A criança pequena vivencia a música através do lúdico, e todo conteúdo é passado por imitação e repetição (canções, gestos, ritmos, e alguns instrumentos), iniciando assim o amadurecimento conjunto de seu sistema rítmico e motor. Tudo no ambiente dela se torna referência para o seu desenvolvimento e educação.

Os temas que acompanham são diversos, pois se trabalha atividades do dia-a- dia, improviso das ações do momento e também temáticas como as estações do ano (natureza), festas cristãs e épocas do professor de classe.

Conteúdos e Habilidades
  • Familiarização dos alunos com os elementos rítmicos e melódicos;
  • Roda;
  • Voz e afinação;
  • Canções pentatônicas, folclóricas e simples; Canto uníssono.
  • Ritmo simples, corporal e instrumentos de percussão, num pequeno grau de dificuldade do que se passou no Jardim.
  • Noção de lateralidade
  • Trabalho com respiração
  • Percepção auditiva, corporal.

Educação infantil II - Ed. Terapêutica

A criança de segundo setênio passará por vivências musicais onde os elementos rítmicos e melódicos serão gradualmente trabalhados para que cada vez mais a criança desvende a musicalidade inata: brincadeiras de dedos, versos, cirandas, a liberdade de movimentos.

Nesta fase, a criança é levada à vivências da criação e evolução do mundo e do homem, e no caminho da música, trabalhamos através do elemento das escalas: A tonalidade passa a ter sua função precípua. A criança enfrenta o mundo com mais consciência, e o conteúdo oferecido corresponderá às capacidades da turma.

Os temas acompanham as estações do ano, as festas cristãs e as épocas do professor de Classe e temas improvisados conforme as manifestações do dia-a- dia.

Conteúdos e Habilidades a serem desenvolvidas

Continuação do trabalho, recapitular e ampliar conteúdos anteriores através de elementos musicais a partir de vivências com:

• Ritmo corporal e instrumentos de percussão,
  • Exercícios de repetição rítmica e melódica, no intuito de estimular a memória musical.
  • Qualidades do som: grave/agudo, forte/fraco, devagar/rápido, curto/longo.
  • Vivência de pulso, ritmo, compasso, andamento.
  • Música diatônica e acidentes musicais (algumas notas em sustenido e bemol);
  • Canções simples e introdução de cânones ritmicamente e melodicamente.
  • Prática de conjunto instrumental.

Jovens e Adultos – Terapia Social

A intenção dos encontros de música é proporcionar um ambiente de estímulos sonoros para que possam vivenciar ao máximo as qualidades da música em si e junto de um grupo. Busca-se criar condições de calma interior para ativar o ouvir interior, podendo assim chegar numa qualidade da afinação interna e externa. No intuito de, dentro de suas capacidades comporem um canto coral e dentro de suas habilidades as composições instrumentais.

Conteúdos e Habilidades
  • Continuação do trabalho dos anos anteriores, recapitular e ampliar conteúdos anteriores através de elementos musicais a partir de vivências com:
  • Ritmo corporal e instrumentos de percussão, com maior dificuldade, mantendo-se a unidade do grupo.
  • Qualidades do som: grave/agudo, forte/fraco, devagar/rápido, curto/longo.
  • Vivência de pulso, ritmo, compasso, andamento.
  • Introduzir Cânones ritmicamente e melodicamente.
  • Canções simples a duas o, três vozes, dependendo do andamento grupo e da percepção do professor de música.
  • Ampliação de repertório.
  • Repertório sugerido por alunos.
  • Aprofundamento da vivência dos modos
  • Prática de conjunto instrumental

Objetivo

O objetivo é trabalhar o desenvolvimento da escuta, da psicomotricidade, da percepção do outro e o despertar da responsabilidade individual. O desenvolvimento maior dá-se na percepção do outro e da totalidade do grupo.

A música auxilia ao estabelecermos um ritmo, um concentrar-se em si e no ritmo grupal, a percussão corporal, o canto, os instrumentos musicais, são facilitadores de um caminho de autodesenvolvimento e também para o desenvolvimento social mais humano.

Acreditamos que um ser humano se define pelo que é e não pelo que lhe falta. Suas possibilidades são mais preciosas do que suas dificuldades, estás são vencidas a cada dia, a cada conquista. Reconhecemos em cada um potencial a ser trazido à tona, e através de um processo pedagógico/terapêutico, ser construído e desenvolvido. Sendo assim, desejamos que nossas ações possam ser transformadoras na vida das pessoas com deficiência.

Patricia Cabreira – Musicoterapeuta - Colaboradora na Ass. Travessia desde 2013.

musica

Agende uma visita